domingo, 15 de agosto de 2010

Ativ-5_7_grupo TRIC

RELOGINHO Esta atividade foi elaborada objetivando fazer com que o aluno compreenda o conceito de medida de tempo e os processos de medição, observe a necessidade da adoção de medidas padronizadas, identifique relação entre segundos, minutos e horas, memorize conceitos matemáticos utilizando-se de poema e expresse-se com desenvoltura perante a platéia. Não foi uma atividade demorada, em duas aulas, os alunos estavam prontos para a apresentação. Houve a possibilidade de envolver as disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. A atividade foi desenvolvida em sala de aula e, posteriormente, na STE. Primeiramente, foi estudado medidas de tempo convencionais, os alunos leram e ensaiaram a apresentação de um poema sobre o relógio. Em seguida, foi feita a confecção de um relógio para cada um dos alunos para que fosse manuseado, concretizando a aprendizagem. A apresentação do poema foi feita para todos os alunos do 1º ao 5º anos, após o intervalo e gravado em vídeo. A professora apresentou o vídeo para os alunos na STE para que observassem e avaliassem o próprio desenvolvimento. Todos os alunos gostaram muito de participar desse processo, em que se apresentaram aos colegas. Os avanços foram bem relevantes considerando que a maioria apresentou boa compreensão em relação ao sistema de medidas de tempo. Este trabalho foi bem sucedido uma vez que houve compreensão do conteúdo proposto, pois os alunos tiveram oportunidade de verem-se, observando falhas de postura e comportamento numa apresentação. Eles sentem-se valorizados em poder expressar seus conhecimentos. E.E. 8 de Maio - Irene, Tereza, Claudia e Rosângela.

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Ativ-5_5 - GRUPO TRIC

Ativ-5_5 - GRUPO TRIC
O ábaco
O nosso projeto foi elaborado para crianças que estejam cursando o 2º ano fundamental, na faixa etária de no máximo 8 anos. A princípio pensamos que pesquisar na Wikipédia seria inviável, mas aceitamos o desafio de proporcionar aos alunos uma visita na STE para que navegassem tanto para conhecer diferentes tipos de ábaco quanto para que eles tivessem conhecimento da pesquisa propriamente dita. Tudo acompanhado pelo professor. Além disso, pensamos também em utilizar o projeto nas salas de educação para jovens e adultos que estivessem no mesmo nível de conhecimento, mas apresentam maior maturidade e carência na prática e no uso das novas tecnologias.
A pesquisa não ficará apenas como função dos educandos como também como prática contínua sobre o assunto por nós educadores, principalmente sobre a utilização do ábaco para efetivar a aprendizagem de deficientes visuais haja vista, nossa escola tem alunos DV cursando ambos os cursos.

Ativ-5_3 GRUPO TRIC

Ativ- 5_3 GRUPO TRIC
PROJETO INTEGRADO
O ÁBACO
A utilização dos ábacos têm sido utilizados na educação infantil e na educação básica como uma ajuda ao ensino do sistema numérico e da aritmética.
O tipo de ábaco demonstrado no nosso projeto é utilizado para representar números e representar quantidades, dependendo da posição de suas contas (tampas de garrafa).
A vantagem educacional mais significante em utilizar um ábaco, ao invés de bolas ou outro material de contagem, quando se pratica a contagem ou a adição simples, é que isso dá aos estudantes uma ideia dos grupos de 10 que são a base do nosso sistema numérico. Mesmo que os adultos tomem esta base de 10 como garantida, é na realidade difícil de aprender. Muitas crianças de 6 anos conseguem contar até 100 de seguida com somente uma pequena consciência dos padrões envolvidos.
Sob a ótica inclusiva, há grande contribuição do ábaco adaptado, inventado por Helen Keller e chamado de Cranmer, usado por deficientes visuais que , além de operacionalizarem cálculos fundamentais, ainda utilizam o ábaco para fazer as funções matemáticas multiplicação, divisão, adição, subtração, raíz quadrada e raíz cúbica. O ábaco dá a estudantes deficientes visuais e visualmente limitados uma ferramenta para resolver problemas matemáticos que iguala a velocidade dos seus colegas sem problemas visuais utilizando papel e lápis. Muitas pessoas acham esta uma máquina útil durante a sua vida.
http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%81baco#.C3.81baco_escolar
http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%81baco#Constru.C3.A7.C3.A3o_e_utiliza.C3.A7.C3.A3o_do_.C3.A1baco
http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%81baco#Exemplo_de_c.C3.A1lculo
http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%81baco#Usos_pelos_deficientes_visuais

domingo, 8 de agosto de 2010

Ativ-5_2_grupo TRIC
COOPERAÇÃO
Cooperar é ajudar, trabalhar em grupo para o bem comum.
Há uma grande preocupação dos educadores quando à ação de cooperativismo entre os alunos. A sociedade atual aparenta um estado de individualidade. Este cenário não combina com os valores necessários para se formar indivíduos sociáveis.
Na educação, enquanto professores e aprendizes que somos, há necessidade de sempre estarmos contribuindo com o grupo ao qual fazemos parte com afetividade e humildade.
Na prática pedagógica um instrumento eficaz para se trabalhar a cooperação são os projetos em sala de aula, ou fora dela, que dão oportunidade ao estudante de ajudar ao grupo oferecendo suas habilidades como contribuição num trabalho conjunto, isto valoriza a diferença e a importância da diversidade.
A melhor maneira de ensinar nossos alunos a trabalhar coletivamente é através de exemplos, mostrando a eles que nós, professores, somos cooperativos com os demais, abraçando projetos que, mesmo não sendo nossos por autoria, podem o ser pela essência de ajudar e de aprender com os demais colegas.

sexta-feira, 30 de julho de 2010




Ábaco – um instrumento importante para o aprendizado

Dentro da sala de aula tudo pode ser utilizado como motivação para o que está sendo trabalhado. Sucatas são materiais que podem ser aproveitados na confecção de instrumentos que auxiliam o aprendizado do aluno. Quando o espírito das crianças está voltado para o lúdico, a aprendizagem se dá com maior facilidade. É isso que as brincadeiras proporcionam. O comprometimento dos professores da E.E. 8 de Maio com a aprendizagem dos alunos é um cenário perfeito para implantação de projetos como a confecção e a utilização do ábaco juntamente com o material dourado.
Identificação
Nome do grupo: TRIC
Nome da Escola: E.E. 8 de Maio Local (cidade/estado): Iguatemi - MS
Série: 2º ano – Ens. Fund. I Número de alunos: 40
Professores envolvidos:
Irene de Moura Ricarte / Regina Claudia Fernandes/Teresa/Rosângela S. Ferragem


Justificativa:
O manuseio do ábaco facilita a compreensão nas operações fundamentais pois proporciona ao educando concretizar seus conhecimentos. O uso do ábaco e do material dourado facilitam a visualização do problema e tornam a aprendizagem eficaz.

Objetivos:
-Diversificar o uso de materiais para que haja maior aprendizagem matemática;
-Oferecer o conhecimento de maneira lúdica;
-Tornar o saber matemático fácil e acessível à todos.

Conteúdos:
Operações fundamentais ( adição e subtração)


Disciplina envolvida:
Matemática

Metodologia:
- Pesquisar na internet a história do Ábaco bem como métodos para sua utilização;
- Apresentar o ábaco e o material dourado aos alunos, inicialmente sem relacioná-lo às operações (deixar que os educandos se familiarizem com o material);
- Manusear os materiais e identificar o valor posicional dos numerais;
- Incorporar operações que envolvam unidades e dezenas;
- Efetuar operações de adição com reserva e de subtração com recurso.
- Todos os trabalhos operacionais devem ser acompanhados de registros no caderno (para relacionar linguagem simbólica com o concreto).

Recursos a serem utilizados:
-Material Dourado;
-Câmera digital;
-Material do aluno (caderno, lápis, borracha, tesoura...)
-Internet;
-Ábaco;

Registro do processo:
1ª etapa - Confecção do Ábaco:
Com materiais reciclados (cartela de ovo, palito de churrasco e massinha de modelar-usada), montou-se a estrutura Ábaco.
2ª etapa - Recorte das “contas” do Ábaco
Os alunos recortaram círculos de três cores diferentes para serem usados como unidades, dezenas e centenas.



3ª etapa - Manuseio e interação:
A professora ofereceu os materiais às crianças para que as mesmas brincassem livremente, sem compromisso de calcular. Este momento serve para o reconhecimento de um material novo.
4ª etapa - Brincando e calculando:
Com o auxilio de um dado a professora oferece situações de adição e subtração que deverão ser demonstradas simultaneamente no ábaco e no material dourado.


Avaliação e Resultados esperados:
Houve habilidade do professor na execução do projeto e excelente aceitação dos educandos.
Ensinar Matemática através de brincadeiras e da manipulação de materiais coloridos como o Ábaco, torna a aula muito mais prazerosa tanto para o aluno quanto para o professor.

Divulgação / Socialização do Projeto realizado:
Blog da escola 8 de Maio e blog da profª Rosângela

Referências Bibliográficas:
portaldoprofessor.mec.gov.br/buscarAulas.html
pt.wikipedia.org/wiki/Ábaco
OS OLHOS DE QUEM VÊ

Um dia, um pai de família rico, grande empresário, levou seu filho para viajar até um lugarejo com o firme propósito de mostrar o quanto as pessoas podem ser pobres.

O objetivo era convencer o filho da necessidade de valorizar os bens materiais que possuía, o prestígio social; o pai queria desde cedo passar esses valores para seu herdeiro.

Eles ficaram um dia e uma noite numa pequena casa de taipa, de um morador da fazenda de seu primo...

Quando retornavam da viagem, o pai perguntou ao filho:

- E aí, filhão, como foi a viagem para você?

- Muito boa, papai.

- Você viu a diferença entre viver com riqueza e viver na pobreza?

- Sim pai! Retrucou o filho, pensativamente.

- E o que você aprendeu, com tudo o que viu naquele lugar tão pobre?

O menino respondeu:

- É pai, eu vi que nós temos só um cachorro em casa, e eles têm quatro.

Nós temos uma piscina que alcança o meio do jardim, eles têm um riacho que não tem fim.

Nós temos uma varanda coberta e iluminada com lâmpadas fluorescentes e eles têm as estrelas e a lua no céu.

Nosso quintal vai até o portão de entrada e eles têm uma floresta inteirinha.

Nós temos alguns canários em uma gaiola eles têm todas as aves que a natureza pode oferecer-lhes, soltas!

O filho suspirou e continuou:

- E além do mais papai, observei que eles oram antes de qualquer refeição, enquanto que nós em casa, sentamos à mesa falando de negócios, dólar, eventos sociais, daí comemos, empurramos o prato e pronto!

No quarto onde fui dormir com o Tonho, passei vergonha, pois não sabia sequer orar, enquanto que ele se ajoelhou e agradeceu a Deus por tudo, inclusive a nossa visita na casa deles. Lá em casa, vamos para o quarto, deitamos, assistimos televisão e dormimos.

Outra coisa, papai, dormi na rede do Tonho, enquanto que ele dormiu no chão, pois não havia uma rede para cada um de nós.

Na nossa casa colocamos a Maristela, nossa empregada, para dormir naquele quarto onde guardamos entulhos, sem nenhum conforto, apesar de termos camas macias e cheirosas sobrando.

Conforme o garoto falava, seu pai ficava impressionado, sem graça e envergonhado.

O filho na sua sábia ingenuidade e no seu brilhante desabafo, levantou-se, abraçou o pai e ainda acrescentou:

- Obrigado papai, por me haver mostrado o quanto nós somos pobres!


MORAL DA HISTÓRIA:

Não é o que você tem, onde está ou o que faz, que irá determinar a sua felicidade; mas o que você pensa sobre isto! Tudo o que você tem, depende da maneira como você olha, da maneira como você valoriza. Se você tem amor e sobrevive nesta vida com dignidade, tem atitudes positivas e partilha com benevolência suas coisas, então... Você tem tudo!

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Identificação
Nome do grupo: TRIC
Nome da Escola: E.E. 8 de Maio Local (cidade/estado): Iguatemi - MS
Série: 2º ano – Ens. Fund. I Número de alunos: 40
Professores envolvidos:
Irene de Moura Ricarte / Regina Claudia Fernandes/Teresa/Rosângela S. Ferragem

Problemática a ser estudada / Definição do Tema
Ábaco – um instrumento importante para o aprendizado

Justificativa
O manuseio do ábaco facilita a compreensão nas operações fundamentais pois proporciona ao educando concretizar seus conhecimentos.

Objetivo (s)
-Diversificar o uso de materiais para que haja maior aprendizagem matemática;
-Oferecer o conhecimento de maneira lúdica;
-Tornar o saber matemático fácil e acessível à todos.

Conteúdos
Operações fundamentais ( adição e subtração)

Disciplinas envolvidas
Matemática

Metodologia
- Pesquisar na internet a história do Ábaco bem como métodos para sua utilização;
- Apresentar o ábaco aos alunos inicialmente sem relacioná-lo às operações (deixar que os educandos se familiarizem com o material);
- Manusear o material e identificar o valor posicional dos numerais;
- Incorporar operações que envolvam unidades e dezenas;
- Efetuar operações de adição com reserva e de subtração com recurso.
- Todos os trabalhos operacionais devem ser acompanhados de registros no caderno (para relacionar linguagem simbólica com o concreto).

Recursos a serem utilizados
-Internet;
-Ábaco;
-Câmera digital;
-Material do aluno (caderno, lápis, borracha...)

Registro do processo
Houve habilidade do professor na execução do projeto e excelente aceitação dos educando. O objetivo foi alcançado com certeza.

Avaliação e Resultados esperados
Ensinar Matemática através de brincadeiras e da manipulação de materiais coloridos como o Ábaco, torna a aula muito mais prazerosa tanto para o aluno quanto para o professor

Divulgação / Socialização do Projeto realizado
Blog da escola 8 de Maio e blog da profª Rosângela

Referências Bibliográficas
portaldoprofessor.mec.gov.br/buscarAulas.html
pt.wikipedia.org/wiki/Ábaco